sábado, 5 de maio de 2012

Tipos de Plantas: As Briófitas

 As briófitas são, assim como todas as plantas, seres eucariontes, pluricelulares e autótrofos fotossintetizantes. Esse grupo de plantas foram os primeiros vegetais a ocupar o ambiente terrestre, por isso, dependem de ambientes úmidos e sombreados para sua sobrevivência.
     Uma das adaptações das briófitas ao ambiente terrestre foi que desenvolveram estruturas semelhantes a raízes, caules e folhas: o rizoide (raiz), cauloide (caule) e filoide (folha), e esses vegetais também ainda não possuem sementes, flores ou frutos.
      As briófitas são plantas avasculares, ou seja, não possuem vasos condutores de seiva, façando com que os sais passem de célula em célula. Por isso elas só chegam a poucos centímetros de altura.As briófitas também desidratam facilmente e necessitam de água em sua reprodução.Além disso, evitam a erosão do solo, contribuem para manutenção da umidade no solo e são indicadores de qualidade do ar.

      Existem duas formas de reprodução das briófitas: a sexuada e a assexuada. A que vamos abordar aqui será a forma sexuada. A fase duradoura (adulta) é a de gametófito, onde ocorre a produção de gametas. O gameta masculino é chamado de anterozoide e o feminino é oosfera. Os anterozoides possuem um flagelo que os possibilitam nadar até a oosfera. Quando o anterozoide atinge a parte superior da oosfera, pode ocorrer a fecundação originando o zigoto.O zigoto se desenvolve e forma um embrião, que dá origem a uma nova fase: a de esporófito. Os esporófitos desenvolvidos formam flagelos que fazem esporos. Depois de um tempo, os esporos são despejados no ambiente, dando origem a outros gametófitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário